HIDRANTE

A rede de hidrantes é o componente fundamental do sistema de combate a incêndios em plantas industriais e edifícios. Por meio dos hidrantes, os operadores podem combater incêndios que não foram controlados pelos extintores, garantindo a proteção de vidas e patrimônio. Além disso, os bombeiros utilizam essa rede para bombear água e auxiliar no controle das chamas. Portanto, é crucial construir e manter o sistema de hidrantes adequadamente.
Esse sistema é composto por abrigos, adaptadores, esguichos, mangueiras de incêndio, reservatórios de água, motobombas, registros de recalque e terminais (simples ou duplos) e hidrantes de recalque.
A instalação dos hidrantes é realizada através do projeto de combate a incêndios, prevendo e implementando todas as medidas necessárias para a instalação dos componentes de combate a incêndio.
A importância de um sistema bem projetado e com manutenção regular reside no fato de que, em caso de incêndios, o foco pode ser controlado até a chegada do Corpo de Bombeiros.
-
Existem vários benefícios associados a uma rede de hidrantes:Rapidez e facilidade no acionamento do sistema, sem exigir esforço físico;
-
Maior autonomia para o Corpo de Bombeiros combater incêndios;
-
Alcance a longa distância com mangueiras e jatos d'água;
-
Material resistente à degradação;
-
Possibilidade de acoplamento e reforço ao sistema de combate a incêndios do Corpo de Bombeiros em caso de incêndios mais graves.
